Inicio / novidades / Jornada de trabalho

Jornada de trabalho

UMA LUTA – UMA CONQUISTA: SEU DIREITO AO 13º SALARIO

VOCE SABIA QUE:

A PEC 321/95, Projeto de Emenda Constitucional, trouxe de volta uma luta antiga dos trabalhadores brasileiros: a diminuição da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, sem diminuição de salário. Uma luta travada durante todo o século XIX e XX, tendo datas históricas como o 8 de março (1857) e o 1º de maio (1886); que já tinha em suas pautas reivindicatórias a diminuição dessa jornada, que sempre foi longa e extenuante para classe trabalhadora. No começo do século XX, trabalhava-se entre 12 e 14 horas diárias no Brasil.

Em 1907, ocorre no Brasil a primeira grande Greve Geral, tendo como principal reivindicação a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.

À frente desse movimento reivindicatório estavam gráficos, pedreiros, chapeleiros, carvoeiros e sapateiros.

A greve foi parcialmente bem sucedida. Os trabalhadores conquistaram a redução da jornada para 10 horas diárias.

Em 1985, os metalúrgicos do ABC Paulista realizaram uma greve de 54 dias, reivindicando 40 horas, contando com a adesão dos metalúrgicos da cidade de São Paulo a greve estimou uma participação de 290 mil trabalhadores grevistas.

Esta reivindicação, um ano depois, foi discutida e aprovada na constituição de 1988 como sendo de 48 horas para 44 horas semanais. Mas não paramos ai, continuamos na luta por 36 horas de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.