Inicio / novidades / Licença maternidade

Licença maternidade

UMA LUTA – UMA CONQUISTA: SEU DIREITO ‘A LICENÇA MATERNIDADE

VOCE SABIA QUE:

A existência da licença maternidade remunerada sempre fez parte dos argumentos utilizados pelas empresas para justificar a restrição à contratação da mão de obra feminina. A esses fatores, as empresas associam os gastos com creches, substituição no período da licença maternidade, entre outros. Entretanto, a Pesquisa Panorama Laboral da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2000 demonstra que este é um
argumento falso, já que na maioria dos países estudados, caso do Brasil, por exemplo, a cobertura da licença maternidade, a proteção à saúde da mulher gestante e seus filhos, entre outros, são pagos pelo próprio Estado ou por programas de seguridade social, e não pelo empregador O direito à licença maternidade sempre foi bandeira das mulheres trabalhadoras. Atualmente no Brasil a licença maternidade é direito assegurado pela Constituição Federal (CF) e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O artigo 7º, inciso XVIII, da CF assegura a todas às trabalhadoras urbanas e rurais a licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário.

Você sabia que com o fim das entidades sindicais, ou seja, dos sindicatos você pode perder esse direito? Então associe-se, lute conosco e mantenha esse direito, porque se houver CONSCIENTIZAÇÃO e UNIÃO de trabalhadores e seus representantes legais, ninguém pode tirar esse direito.